sábado, 16 de outubro de 2010

Amor tem quem o cria!

Há uma história na natureza, que me emociona, e passa assim...

– Os cucos são aves por natureza muito matreiras e ao longo de todos estes anos de evolução, foram desenvolvendo uma técnica de postura de ovos, que aos olhos do ser humano, que são olhos de preconceito e de princípios de moral, nos parecem ultrajantes, pelas nossas regras, isso seria impensável e imperdoável mas nós não podemos esquecer que a natureza se rege por outros princípios, que é a lei do mais forte e mais inteligente, logo mais apto a um unico objectivo, que é o de assegurar a sobrevivência da espécie, não podemos ver nisso maldade, temos de nos abstrair devidamente.
Quando chega a altura da postura, isto é, fazer um ninho para depositar os ovos, a táctica dos cucos é, procuram um ninho de um casal de passarinhos, que já tenha posto os seus ovos e esperam que eles abandonem o ninho, para se alimentarem, então aí, quando o ninho dos pequenos passarinhos se encontra completamente desprotegido, os cucos pousam e põem lá também os seus ovos. Assim os coitados dos passarinhos, quando retornam ao ninho parecem não se aperceber de nenhuma alteração, criando assim os filhos do cuco, que quando já tiver força suficiente, expulsa os seus pseudo-irmãos, os verdadeiros filhos dos passarinhos, atirando-os fora do ninho. Os pássaros ignorando a situação alimentam os filhos do cuco com a avidez e alegria dos verdadeiros pais, de tal forma que a cria fica bem maior que os seus pseudo-progenitores, que travam uma enorme batalha para o alimentar, não têm um segundo de descanso. Nunca deixando de lhe dar o amor e carinho, bem como todos os cuidados que todos os pais dão aos seus filhos.
Agora, quem nos garante que os passarinhos não se apercebem, que aquela cria não é a sua, mas ainda assim não conseguem deixar de lhe ter amor, só pelo facto de a terem visto crescer, pois amor a um filho, não é de quem os cá põem no mundo, mas sim de quem os cria, tal como nos humanos. E os passarinhos criando o filho dos cucos como seu não o estão a moldar a sua imagem, fazendo da cria do cuco a sua própria imagem, ainda que fisicamente seja diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário