quinta-feira, 19 de agosto de 2010

No dia em que os animais apareceram

Esta lenda teve inicio no princípio dos tempos, é uma lenda tão antiga, que tempo ainda não era contado naquela altura, ainda não tinha sido sequer inventado.
Esta é a história de um deus, que enquanto criava o mundo, decidiu que tinha de o povoar, mas não sabia com o quê, então pensou, pensou, até que teve uma ideia.
“- Já sei o que vou fazer, tenho muitos filhos e a cada um deles transformarei num novo animal, mas para isso terei de os avaliar muito bem, terei de ver os seus comportamentos e analisar as suas personalidades, e só ai, e conforme cada um, criarei um animal a sua imagem.”
E se bem o pensou, melhor o fez, o primeiro foi o seu filho mais velho que era forte, valente e destemido, então deus decidiu que ele seria perfeito para leão, pois tinha de ser o rei da selva e essas qualidades ser-lhe-iam muito úteis.
Tinha outro um filho que era bastante grande e forte, embora fosse muito calmo e pachorrento, pensou que daria um belo elefante, é por isso que hoje vemos os elefantes, como animais muito calmos e despreocupados.
Tinha um filho que era muito inteligente e brincalhão, e grande nadador, então o pai criador decidiu transformá-lo num golfinho. E assim sucessivamente, um a um, o deus pai criador, lá foi criando todos os animais.
E quando tinha criado quase todos os animais, reparou que ainda faltava transformar duas filhas.
Eram as filhas que deus ainda não sabia o que fazer com elas, porque eram ambas muito belas, mas com maneiras de ser bem distintas.
Uma era muito simples e humilde, tentava ser sempre bondosa com toda a gente e tinha sempre um sorriso guardado para nos animar, por outro lado a sua irmã, era uma pessoa maldosa, em que a sua única e grande preocupação, era que todos a achassem mais bonita que a sua irmã, ela invejava a própria irmã.
E este era o dilema final do pai criador, em que animal deveria ele transformar estas duas últimas filhas, até que por fim teve uma ideia, e disse para ele mesmo:
-“Já sei o que fazer.” Pensou ele visivelmente eufórico, “ secretamente, chamarei cada uma das minhas filhas, e perguntar-lhes-ei, em que animais é que acham que eu devo transformar a sua irmã? Mas isto tem uma rasteira, sem que elas saibam, conforme o que me responderem, será nisso que eu as vou transformar, portanto, elas pensam que estão a pedir para a irmã, mas estarão a pedir para elas mesmas.
E assim o fez, chamou primeiro a sua filha bondosa e perguntou-lhe.
-“ Diz-me minha filha em que achas que devo transformar a tua irmã?” perguntou o pai criador á sua bela filha.
- “ Não sei meu pai, essa pergunta é muito difícil, mas sei que terá de ser num animal que seja bonito, sensível, simpático e muito, mas mesmo muito elegante pois só assim lhe faria justiça, tinha também que ser graciosa, tinha de ser cor-de-rosa pois essa é a sua cor preferida e principalmente terá que voar pois a minha irmã voa constantemente com a sua imaginação. E acho que é isso meu pai.” Respondeu a filha.
Então só ficou a faltar uma, era a vez de chamar a ultima filha e também a que mais o preocupava, tanto pela sua personalidade, como pelo seu mau carácter, esta sua filha foi deixada para o fim por isso mesmo, embora triste porque parecia já adivinhar o que aí vinha, e como forma de se consular, pensou para ele.
“-Cada um terá aquilo que merece, as oportunidades foram iguais para todos.” Então chegou a hora e chamar a sua ultima filha.
“- Minha filha, vem cá. Tenho uma pergunta para te fazer, quero que penses bem porque é muito importante, pensa bem naquilo que me vais responder.” Disse o pai criador á sua ultima filha.
” Diz-me minha filha, em que é que tu achas que deva transformar a tua irmã?”
A sua filha ficou perplexa com o que o seu pai lhe perguntou, mas por fim pensou para ela mesmo, “ Vou aproveitar para garantir que serei o mais bela dos animais, vou fazer com que a minha irmã se transforme num animal desprezível, sujo e repugnante.”Pensou ela.
“- Meu pai, já sei a resposta.” Disse a sua filha.
“- Aí sim minha filha, e qual é a resposta então?” perguntou deus, seu pai.
“- Meu pai, quero que ela se transforme num animal que ande sempre com má aparencia e só possa mudar de roupa uma vez por ano. Para que todos nós possamos ver as suas vestes sempre sujas.” Respondeu a sua filha, com um sorriso malicioso na cara.
“- Ó minha filha, ó minha filha, como podes ser tu assim para a tua irmã...” Disse o pai criador, decepcionado com a resposta da sua filha.
Então chamou as suas duas filhas a sua presença por uma ultima vez, dirigiu-se primeiro para a sua filha mais bondosa, e disse-lhe:
“-Minhas filhas esta pergunta que vos fiz, tinha uma rasteira como vereis.”
“-Primeiro tu, sempre foste bondosa, gostei bastante do que me respondeste, mas vindo de ti não esperava outra coisa, sempre generosa e simpática para com a tua irmã, mesmo depois de tudo que ela te fez passar, continuas sem lhe desejar mal, é por isso que para ti tenho guardada uma grande surpresa, tudo aquilo que desejaste para a tua irmã, ser-te-á atribuído a ti, como tal serás um flamingo.” Disse-lhe o pai muito contente. “- Agora vai minha filha e voa, voa para longe, e sê feliz.” Disse-lhe o seu pai criador, bastante orgulhoso e comovido com a bondade da sua filha.
A sua filha enquanto experimentava as asas pela primeira vez, chorava de contentamento, “- Muito obrigado meu pai.” Disse a nova Flamingo de roupas de penas cor-de-rosa.
Depois dirigiu-se para a outra filha, que já estava arrependida com o que tinha pedido para a irmã, por essa altura já se tinha apercebido que aquilo seria mas é para ela.
”... Como te disse antes, isto era uma trapaça, e tudo aquilo que desejaste para a tua irmã, era antes para ti, por isso todo esse mal que lhe desejaste, ser-te-á entregue á ti, serás tu a andar sempre de roupa suja e a só poderes mudar uma vez por ano.”
E foi então que deus transformou a sua ultima filha numa cobra, que anda toda a vida de rastos e, só muda de pele uma vez por ano, e acrescentou ainda uma ultima coisa, por ela viver feliz com o mal dos outros, e estar constantemente a dizer mal, pôs-lhe veneno a sair pela boca.
E foi assim que apareceram as cobras, o animal que todos nós devemos evitar, tão grande é a sua maldade, mas também se criaram bons animais, muitos animais, animais para todos os gostos, alguns chegam mesmo a ser o amigo mais fiel ao homem.

1 comentário: